quarta-feira, 22 de junho de 2011

Sândalo - o descongestionante do sistema linfático e venoso

Nome botânico: Amyris balsamifera
O óleo essencial do sândalo é destilado das raízes e da madeira central de árvores que demoram entre 50 e 80 anos para atingir sua plena maturidade. Em um espantoso e longo processo de produção usado desde a antigüidade, as árvores de sândalo maduras eram cortadas e depois deixadas para serem devoradas por formigas, que consumiam toda a madeira exceto a fragrante porção central e as raízes. Toda a madeira restante é usada, incluída a serragem.
A fragrância, conhecida como chandana, é empregada em aromaterapia para induzir um estado calmo e meditativo. A fragrância duradoura só melhora com o tempo. De acordo com a mitologia, o sândalo crescia originalmente apenas nos jardins do céu. Portões de templos e estátuas religiosas eram entalhados nessa madeira devido às suas associações espirituais, ao cheiro maravilhoso e ao fato de que é inexpugnável contra cupins e outros insetos.

O sândalo também desfruta de reputação imemorial como afrodisíaco, e de fato a fragrância se assemelha ao feromônio humano alfa androsterole. Mysore, na Índia, produz o óleo da maior qualidade, e por ser uma espécie ameaçada, o sândalo é regulamentado pelo governo indiano, que agora cuida da plantação de árvores em terras cultivadas.
Principais componentes do sândalo: santalóis (até 90%), fusanol, santene, ácido santálico, teresantol, borneol, santalone e outros.
O aroma do sândalo: um aroma suave, com toques de madeira e fragrância balsâmica.

Propriedades terapêuticas do sândalo: antidepressivo, antiinflamatório, antifungos, adstringente, sedativo, inseticida, anti-séptico urinário e pulmonar; alivia congestão pulmonar e náusea.

Usos do sândalo: o óleo essencial trata infecções dos órgãos reprodutores, especialmente nos homens, e ajuda a aliviar infecções de bexiga. Para os dois usos, adicione 12 gotas do óleo essencial a 30 mililitros de óleo vegetal e aplique em massagem sobre a área. O óleo também combate inflamações, de modo que pode ser usado em hemorróidas. Um xarope ou bálsamo para o peito contendo sândalo ajuda a aliviar tosses persistentes e dores de garganta.
Um dos mais importantes usos do sândalo é sedar o sistema nervoso, controlando o nervosismo, ansiedade, insônia e, até certo ponto, reduzindo as dores nervosas. Os pesquisadores constataram que ele relaxa as ondas cerebrais. Adequado para todas as compleições, e especialmente útil em irritações, inflamações, acne e pele ressecada, desidratada ou esfoliada.

Fonte: saude hsw

Sálvia - a adstringente e considerada o óleo da maturidade

Nome botânico: Salvia sclarea

No passado, a sálvia esclareia era considerada panacéia capaz de tornar o homem imortal. O nome da sálvia esclareia deriva da palavra latina "clarus", que significa "claro". Seu chá no passado era visto não só como forma de limpar a vista e a mente mas também de esclarecer as intuições e permitir que a pessoa visse o futuro com mais clareza.
Simplesmente cheirar o óleo antes de dormir pode produzir sonhos dramáticos e, ao despertar, um estado mental de euforia. A sálvia esclareia era um importante ingrediente em um dos mais importantes cordiais europeus. Em companhia da flor do sabugueiro, ainda é usada para dar sabor ao vinho Muscatel e ao vermute italiano.
Destilada dos caules e copas de uma planta perene com altura de cerca de um metro, a sálvia esclareia é hoje produzida principalmente para dar sabor a diversos alimentos. De fato, o maior plantador norte-americano da erva não a produz para fins de aromaterapia, e sim para a R. J. Reynolds, a companhia de tabaco, que emprega o produto para dar sabor a cigarros.

Principais componentes da sálvia esclareia: acetato de linalil, linalol, pinene, mirceno e felandreno.

Aroma da sálvia esclareia: Semelhante ao do âmbar gris, com um toque nodoso, semelhante ao vinho, agridoce, espesso e forte.

Propriedades terapêuticas da sálvia esclareia: antidepressiva, antiinflamatória, desodorante, adstringente, sedativa; reduz os gases e a indigestão, provoca menstruação, relaxa músculos e nervos e reduz a pressão sangüínea.

Usos da sálvia esclareia: adicionada a um óleo de massagem, a sálvia esclareia relaxa a tensão e dor dos músculos e nervos. Sua ação relaxante pode reduzir espasmos musculares e ataques de asma, e reduzir a pressão arterial. Especialmente útil para problemas femininos como cólicas menstruais e TPM, além de ter se estabelecido como um dos melhores remédios para os calorões da menopausa. Pode ser um estimulante hormonal sutil. Melhore a pele usando-a em cremes, especialmente se você tiver acne, pele fina ou rugas. Na Europa, um chá feito de sálvia esclareia serve para acalmar dores de garganta.

Alertas sobre a sálvia esclareia: o uso excessivo pode causar tontura e dores de cabeça, bem como aumentar a pressão arterial. Não use com álcool ou durante a gestação, nem se você sofrer de cistos mamários, fibróides uterinos ou outros distúrbios relacionados ao estrógeno.

Fonte: saude hsw

Rosa - a poderosa auxiliadora da falta de auto estima

Nome botânico: Rosa damascena
A fragrância da rosa há muito inspira poetas e apaixonados. Uma lenda diz que a rosa vermelha surgiu do sangue da deusa grega do amor, Afrodite. O nome de Eros, filho de Afrodite, deus do amor, é um anagrama para "rose". Lendas folclóricas da China à Europa contam histórias semelhantes sobre o simbolismo da rosa como o amadurecimento do amor físico espiritual e da perfeição.
Originária da Ásia Menor, a planta foi levada por mercadores turcos à Bulgária, onde o mais valioso dos óleos essenciais é hoje produzido. É suave e nada tóxico, mas caro, porque o rendimento da destilação é baixo e as plantas precisam de muito cuidado.
O óleo é destilado ou extraído das flores por solventes; mas, porque é difícil separá-lo da água, o óleo precisa ser destilado pelo menos duas vezes, o que resulta em dois produtos: o primeiro é conhecido como attar de rosas, e o derivativo como água de rosas. O óleo não adulterado se solidifica ao esfriar, mas pode ser liquefeito de novo pelo calor de uma mão humana. É um dos essenciais mais antigos e mais usados para cremes faciais porque, além de sua incrível fragrância, tem a reputação de combater o envelhecimento. Também é usado em preparados de aromaterapia e dispendiosos perfumes.
Principais componentes da rosa: geraniol (até 75%), citronelol, nerol, estearopteno, fenil etanol, farnesol e outros
O aroma da rosa: maravilhosamente intenso, com uma fragrância doce e floral.
Propriedades terapêuticas da rosa: antidepressiva, anti-séptica, antiinflamatória, adstringente, antibacteriana e antiviral; aumenta a menstruação, acalma a tensão nervosa.
Usos da rosa: rejuvenescedor de células e poderoso anti-séptico, o óleo essencial de rosa acalma e cura problemas de pele, como cortes e queimaduras. Ele serve para tratar asmas e pode ser usado em forma inalada, ainda que desta forma custe caro. A maioria das pessoas prefere reservá-lo para cremes de pele e loções; atende a todas as compleições. Ajuda em diversos problemas femininos, provavelmente ao equilibrar os hormônios.
Um óleo de massagem ajuda em diversos tipos de problemas femininos, como cólicas menstruais, sintomas de TPM e mau humor durante a menopausa. Muitas mulheres reportam que basta cheirar a fragrância da rosa para melhorar. Cheirar o óleo ou usar um óleo de massagem de rosa também já foram sugeridos como formas de ajudar a reverter a impotência.
Fonte: saude hsw