sábado, 30 de abril de 2011

Laranja - a depurativa

Trazida ao Mediterrâneo da Ásia pelos sarracenos na era das cruzadas, a familiar laranja doce usada em aromaterapia hoje vem da Sicília, Israel, Espanha e Estados Unidos, e os óleos essenciais de cada país diferem um pouco em suas características. São ricos em vitaminas A, B e C, em flavonóides e em minerais. Os chineses, porém, corretamente alertaram, no Chu-lu - a primeira monografia que descreve os diversos cítricos, escrita em 1178 - que ela pode intensificar a congestão pulmonar.
As laranjas foram um dia consideradas como símbolos da frutificação, e os gregos as chamavam de "maçã dourada das hespérides". Diz-se que o deus Zeus teria dado uma laranja a sua noiva Hera quando se casaram.
Em 1290, Eleanor de Castela levou a laranja para a Inglaterra, onde a fruta era cultivada como produto de luxo em estufas ou "orangeries". Nos climas setentrionais, apenas os muito ricos podiam arcar com os preços da laranja, e elas eram ocasionalmente dadas como presentes extravagantes de Natal. Nas cortes européias, cravos eram enfiados em laranjas, por sua vez transportadas em uma bolsa com o objetivo de combater a depressão e o nervosismo, bem como para alegrar mais os sombrios dias de inverno. O óleo essencial é extraído da casca por esmagamento, e dura apenas um ano. É preciso mantê-lo fresco e sem exposição à luz solar.

Principais componentes da laranja: limonene (até 90%), com aldeídos, citral, citronelol, geraniol, linalol, metil antranilato e terpineol. 

O aroma da laranja: um cheiro vivaz, animado, bem distintivo. A tangerina, uma fruta aparentada, é mais brilhante e doce, e o petitgrain é mais áspero, mais agudo e consideravelmente mais herbal ou "verde".

Propriedades terapêuticas da laranja: sedativa; alivia espasmos musculares, cãibra e indigestão.

Usos da laranja: o maior motivo de fama da laranja na aromaterapia é sua capacidade de afetar o humor e reduzir a pressão arterial elevada. De fato, basta cheirá-la para reduzir a pressão arterial em dois pontos. Também é bom adjunto para a arritmia cardíaca. Pesquisas da International Flavors and Fragrances, de Nova Jersey, constataram que ela também reduz a ansiedade. Não é preciso nem comprar o óleo essencial. Basta descascar uma laranja e sentir seu aroma. 
Ainda que não tão antibiótica quanto o limão, ela continua a ter algum valor no combate aos resfriados, gripes e à congestão linfática, especialmente quando acrescentado ao óleo de massagem. O aroma das laranjas é um dos favoritos das crianças, e elas em geral sentem mais entusiasmo quanto a um tratamento de aromaterapia que inclua a fruta. Use também o óleo de massagem para aliviar a indigestão ou superar casos amenos de insônia ou depressão. Cosmeticamente, ela beneficia as compleições oleosas, ainda que óleos essenciais com fragrâncias mais sofisticadas sejam preferidos.


Alertas sobre a laranja: o óleo é apenas ligeiramente fotossensibilizante, mas cuidado com o uso em banhos ou preparados para a pele, porque ele pode causar queimaduras - apenas quatro gotas em uma banheira podem bastar para irritar e avermelhar a pele. Óleos aparentados como o de tangerina ou mandarim (C. reticulata) são escolhas mais amenas e seguras, especialmente para mulheres grávidas e crianças muito pequenas. 

Fonte: saude hsw

Nenhum comentário:

Postar um comentário