sábado, 30 de abril de 2011

Limão - o aliviador de cansaço mental

Nome botânico: Citrus Limonum
O pé de limão veio da Ásia, mas tem sido cultivado na Itália desde pelo menos o século 4. Ele agora é plantado no Mediterrâneo, Austrália, Américas Central e do Sul, Califórnia e Flórida.
A maioria das pessoas imediatamente descreveria a fragrância do limão como “limpa”. Por conta disso, ela é usada em um vasto número de produtos de limpeza de casa. Aromaterapeutas usam a ligação com a limpeza para ajudar as pessoas a se livrarem de sentimentos de imperfeição e impureza e para fortalecer sua confiança. O óleo essencial do limão é um importantíssimo ingrediente de bebidas comercializadas, comidas e farmacêuticos, apesar do mais barato capim-limão ou até mesmo o citral sintético serem adicionados para diluí-lo. É também popular por seu fresco aroma em colônias e muitos cosméticos, especialmente em cremes e loções de limpeza.
As flores são ocasionalmente destiladas por conta de seu agradável aroma, mas pressionar a frio a casca produz o óleo essencial que você vai achar mais facilmente. Como outros cítricos, o óleo dura apenas um ano, então você pode prolongar sua vida guardando o produto em um lugar fresco ou até mesmo na geladeira.

Principais elementos do limão: limonene (até 90%), terpinene, pinenes, sabinene, mircene, citral, linalol, geraniol, citronelal, bergamotene e outros.

Cheiro do limão: claramente limpo, acre, e cítrico, a fragrância de mais alta qualidade tem um aroma mais suave, mais cremoso.

Propriedades terapêuticas do limão: anti-séptico, antidepressivo, antiviral; diminui indigestão, corta o sangramento

Usos para o limão: transformado em uma bebida quente com açúcar de bordo ou mel, a fruta do limão e sua casca há séculos suavizam resfriados, febres, garganta inflamada e tosse, em todo o mundo. Estudos mostram que o óleo aumenta a atividade do sistema imunológico ao estimular a produção dos glóbulos brancos que combatem infecções. Além disso, o óleo essencial de limão combate uma ampla gama de infecções virais e bacteriana. Use como óleo de massagem na pele em uma base de óleo vegetal para aliviar glândulas linfáticas congestionadas. Inalado, ele serve para reduzir a pressão arterial. Como ele também reduz a retenção de água e aumenta a absorção de minerais, pode ser útil para conseguir perder peso. Incorporado em cosméticos, o limão é melhor utilizado em peles oleosas e para limpar a acne, cravos, e outras impurezas da pele.
No Japão o óleo essencial é difundido pelos sistemas de ar de escritórios e fábricas porque aumenta a concentração e a habilidade de memorizar e visivelmente reduz erros. Pesquisas confirmam que o aroma de limão é relaxante para as ondas do cérebro, o que aumenta a concentração. Foi o óleo essencial mais eficiente em testes para reduzir erros no computador; os que trabalhavam em salas com cheiro de limão cometiam menos que a metade dos erros dos que trabalhavam em salas sem perfume. Porque parece estimular a mente por acalmar emoções, cheirar limão pode ser útil na hora de tomar decisões.

Alertas sobre o limão: o óleo essencial do limão pode causar fotossensibilidade em pessoas muito sensíveis; ou seja, usar um produto de pele com ele durante a exposição ao sol pode causar uma reação da pele. No entanto, essa reação é bem incomum.

Fonte: saude hsw

Nenhum comentário:

Postar um comentário