terça-feira, 19 de julho de 2011

Vetiver - o óleo da tranquilidade e relaxamento profundo

Nome Botânico: Vetivera zizanoides, Andropogon muricatus

Na índia, esse óleo essencial é conhecido pelo lírico nome de patcha pat, e vem sendo usado há muito para manter traças e outros insetos longe das roupas de cama, tapetes e xales. Trata-se do aroma que caracteriza as roupas de cama e as roupas de algodão indianas. Tapetes de seda e de lã tecidos a mão na Pérsia, Índia e Turquia são aromatizados com folhas secas de vetiver antes de serem enrolados para embarque. Os europeus chegam a recusar a compra de outros tapetes mais baratos produzidos nesses locais porque eles não têm o cheiro autêntico.
Para algumas pessoas, o cheiro do vetiver é exótico, sensual e luxuriante, mas há quem o considere forte demais e repulsivo. O aroma é tão forte que a maioria dos aromaterapeutas prefere desconsiderar suas virtudes em troca de outros óleos essenciais apreciados de maneira mais ampla. As folhas desse belo arbusto malásio portam pouca indicação de seu potencial, porque o aroma só se desenvolve por oxidação. As folhas precisam ser fermentadas e envelhecidas antes da destilação, que pode levar até 24 horas. Mesmo assim, o aroma do óleo translúcido é áspero.
À medida que envelhece, o vetiver desenvolve seu aroma característico.
O vetiver também tem reputação como afrodisíaco, uma idéia provavelmente originária da Índia, onde ele era usado como óleo de consagração em práticas sexuais tântricas. Os perfumistas devem pensar que isso procede, já que o óleo é usado em quantidades minúsculas em perfumes como Tabu e Shocking. Todas as tentativas de produzir o óleo de maneira sintética fracassaram completamente.

Principais componentes do vetiver: patchoulol (até 50%), patchoulene (semelhante ao azuleno), pogostol, bulnesol, bulnese, eugenol, cadinene, carvone, e aldeídos benzóico e cinâmico, entre outros.

O aroma do vetiver: o odor é pesado, fundo, musgoso, pungente e penetrante.

Propriedades terapêuticas do vetiver: antidepressivo, antiinflamatório, anti-séptico, antiviral e antifungos.

Usos do vetiver: cosmeticamente, o óleo essencial rejuvenesce as células e é anti-séptico, para diversos problemas de pele como eczemas, inflamações e rachaduras na pele madura. Como antifungos, combate o pé de atleta. O aroma reduz o apetite e ajuda a aliviar dores de cabeça, a menos que o paciente não o aprecie! Adicione oito gotas a 30 mililitros de condicionador de cabelo para ajudar a eliminar a caspa. 

Fonte: saude hsw

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário