terça-feira, 19 de julho de 2011

Ylang Ylang - o aliviador de irritabilidade, raiva e frigidez

Nome botânico: Cananga adorata

Originário das Filipinas, ylang ylang significa "flor de flores" e "fragrância de todas as fragrâncias". Essa fragrância é tradicionalmente usada em aromaterapia para aguçar os sentidos e combater depressão, medo, raiva e ciúme. Por esses motivos, e também devido à sua reputação como afrodisíaco, as flores são espalhadas nas camas dos recém-casados, na Indonésia.
Os modernos aromaterapeutas consideram que o cheiro é fortemente sedativo, fazendo com que até mesmo os mais relutantes caiam no sono. A ciência, por outro lado, considera o óleo essencial do ylang ylang mais como estimulante mental. Será que ele pode ser as duas coisas? É bastante possível que ele estimule a mente das pessoas de uma maneira e a relaxe de outra.
O ylang ylang também é amplamente usado como cosmético, misturado a óleo de coco. Pessoas que vivem nos trópicos o empregam para proteger os cabelos contra danos causados pela água do mar. Hoje, como um dos mais abundantes e menos dispendiosos dos óleos essenciais de cheiro realmente floral, o ylang ylang se tornou um dos favoritos do setor de perfumes e cosméticos, e é usado até em algumas bebidas e sobremesas. O óleo essencial varia fortemente devido a diferenças climáticas e botânicas. Como resultado, há diversas variedades comerciais, com aromas distintos.

Principais componentes do ylang ylang: linalol, geraniol, eugenol, safrol, ylangol, linalil benzoato, linalil acetato, alfa pinene, ácido benzóico, cadinene, cariofileleno, creosol, isoeugenol

O aroma do ylang ylang: a fragrância é intensamente adocicada, intoxicante, floral e um tanto apimentada, com tons de narciso e banana.

Propriedades terapêuticas do ylang ylang: antidepressivo; estimula a circulação, alivia espasmos musculares, baixa a pressão arterial, relaxa os nervos.

Usos do ylang ylang: de todos os óleos essenciais, é um dos melhores para relaxar mente e corpo. Basta cheirá-lo para reduzir um pouco a pressão arterial, ainda que usá-lo em banho ou como óleo de massagem reforce muito a experiência de relaxamento. Ele pode ser útil em caso de estresse, choque ou ansiedade. Quando usado como tônico de cabelo, ele equilibra a produção de óleo. Adicione cerca de seis gotas a cada 30 mililitros de condicionador de cabelo. 

Alertas sobre o ylang ylang: o ylang ylang em alta concentração é capaz de produzir dores de cabeça e náuseas. Algumas pessoas são mais suscetíveis do que outras a seus efeitos, e em geral reagirão imediatamente.

Fonte: saude hsw

2 comentários:

  1. OI André! super legal teu blog, claro e explicativo. Assim vamos levar a aromaterapia cada vez mais adiante parabéns e sucesso! abrs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Claudia, vindo de você é um grande elogio, afinal você é referência em Aromaterapia. Estamos juntos nessa ...
    Um grande abraço

    ResponderExcluir