quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Automóvel movido a óleo essencial - Aromas reduzem de stress a ácaro.

De repente, você pára no farol, olha dos lados e percebe que algo fabuloso aconteceu: não há outros veículos ao redor, nem poluição, nem horizonte cinza. Até o seu carro é outra coisa agora. O teto torna-se conversível e deixa o sol entrar. Você respira fundo. Os bancos estão violeta de lavanda; pés de eucalipto surgem do carpete. Gerânios florescem no porta-luvas. As buzinas transformam-se em cantos de pássaros. Não há sono, nem raiva, ansiedade ou stress. Integrado à natureza, seu corpo e mente ficam em harmonia e equilíbrio.

Há algumas formas de construir esse bem-estar dentro do seu carro, uma delas é essa visualização que você acabou de fazer. Outra, é abusar dos óleos essenciais, aqueles já amplamente usados há seis mil anos pelos egípcios e, recentemente (início de século XX), redescobertos em suas propriedades medicinais pela aromaterapia, um ramo da medicina natural.

Para afugentar de ácaros a emoções ou sintomas físicos desagradáveis há uma indicação eficiente. “Embora os óleos essenciais sejam medicamentos poderosos, o primeiro passo para que haja o efeito terapêutico é a pessoa gostar do aroma”, diz Gileno Ramos Almeida, pesquisador de aromaterapia há 25 anos e criador da Phytoterápica Óleo Essencial.

Segundo Almeida, com a aromaterapia é possível usar o tempo no carro como um aliado para relaxar, criar e, por que não, até namorar melhor. “Não é só o cheiro que ajuda. Você irá inalar partículas químicas da planta. Os óleos essenciais trabalham tanto o estado emocional quanto o corpo físico, seja pelo olfato ou pela absorção da pele, necessitando-se levar em conta as características de cada pessoa”, diz.

Sensível à poluição e vítima de renite, a designer Viviane Cezar optou pelo óleo essencial de eucalipto, que é vasodilatador. "A renite alérgica, que me causa tanto transtorno no trabalho (são milhares de espirros todos os dias) por causa do ar-condicionado, fica muito mais controlada no carro com o uso do óleo essencial. Além do bem-estar físico, não há como não ficar de bom-humor ao entrar num carro perfumado. Ainda que não tivesse nenhuma propriedade curativa já valeria a pena só por deixar o carro mais cheiroso”, garante Viviane.

Como e que óleo essencial usar

Por serem voláteis, isto é, vaporizam com facilidade, apenas algumas gotas do óleo nos tapetes, estofamento ou em um lenço de papel são suficientes. As partículas ficam suspensas no ambiente, propiciando o efeito desejado. A designer prefere espalhar gotas no estofamento e umedecer um lenço, que deixa preso ao volante.

Na hora de comprar o produto, Almeida dá algumas dicas para uma boa aquisição: “o óleo essencial – que é diferente da essência – deve ser 100% natural. Um bom óleo não custa menos de R$ 5 e vem em embalagem de vidro, nunca de plástico”.

Evite os aromas artificiais. Por terem conservantes sintéticos que fixam os cheiros, podem dar dor de cabeça e não ter nenhum efeito terapêutico.
Fonte: webmotors

Confira os benefícios dos aromas e o mais indicado para o seu caso
<> <> <>
Para respirar melhor Óleo essencial de eucalipto: tem aroma semelhante à cânfora, bom para aliviar sintomas da gripe, sinusites e tosses com muco. Por ser bactericida e fungicida, pode acabar com os ácaros. Misturado ao óleo de hortelã-pimenta é ótimo para minimizar os efeitos da poluição, pois libera as vias respiratórias.
Para ficar calmo
Óleo essencial de gerânio: é calmante, antidepressivo e rejuvenescedor.
Para acordar Óleo essencial de hortelã-pimenta e alecrim: é refrescante, estimulante. Melhora a memória, a concentração e alivia dores de cabeça e musculares.
Para se livrar da ansiedade e impaciência Óleo essencial de lavanda, laranja ou ylang-ylang: calmante, auxiliar no combate à insônia, equilibra o sistema nervoso.
Para viver sem TPM Óleo essencial de lavanda: aromatize o carro 10 dias antes do ciclo. É possível também massagear o ventre: dilua 50 gotas em 100 ml de óleo de gérmen de trigo.
Para quase tudo Óleo essencial de lavanda: é considerado o curinga da aromaterapia. Reduz o stress, depressão, equilibra o sistema nervoso, alivia dores de cabeça, diminui a insônia e acalma as crianças no carro. Excelente anti-séptico e cicatrizante. Bom também para situações de pânico ou choque emocional.
Para namorar Óleo essencial de ylang-ylang e patchouli. Dá para fazer uma festa no carro. Ylang-ylang é mais afrodisíaco para as mulheres; o patchouli inspira os homens Não passe direto na pele (muito menos nas áreas sensíveis).
 

Um comentário: