quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Cinco passos para uma vida mais saudável e equilibrada

A prática de terapias alternativas pode ser uma boa opção para quem deseja prevenir doenças, ter mais autoestima, equilibrar as emoções e encarar a vida com mais alegria. Confira os dez principais métodos naturais que podem ajudar você a ter um cotidiano com muito mais saúde e disposição. Descubra os benefícios de técnicas como Shiatsu, Reiki, Aromaterapia e outras  mais.

Shiatsu

O Shiatsu é um tratamento eficaz para doenças renais, desequilíbrios intestinais e queimações no estômago, além de tratar a autoestima, a depressão, entre outras doenças. Nas grávidas, a técnica deve ser aplicada com bastante critério, em mulheres a partir dos primeiros três meses de gestação. O Shiatsu é aplicado por meio de pressão exercida com os dedos e tem o objetivo de verificar em quais pontos do corpo do paciente há acúmulo de energia. Por meio da técnica é possível identificar essas regiões, a fim de balancear o fluxo energético e restabelecer a saúde do paciente. De acordo com a medicina chinesa, todas as pessoas possuem um corpo energético. Esse organismo contém canais de energia que se assemelham ao sistema circulatório humano. Em um corpo energético, a energia vital é encontrada ao invés do sangue, circulando por veias e artérias, e precisa fluir livremente.
  

Aromaterapia

A Aromaterapia utiliza óleos essenciais para trazer bem-estar físico e mental para a vida das pessoas. Sendo assim, a técnica é capaz de melhorar a saúde, aliviar situações de estresse, combater a irritação e a ansiedade, criar efeitos calmantes, entre outros. Os óleos essenciais são feitos a partir de plantas medicinais e possuem efeitos terapêuticos. Ao inalar os aromas, os canais olfativos mandam a mensagem diretamente para a parte do sistema nervoso que é responsável pelas emoções. Depois disso, o cérebro reage às propriedade aromáticas, modificando o humor ou o estado de espírito de alguém. A Aromaterapia pode ser utilizada todas as vezes que a pessoa sentir necessidade de buscar algum tipo de efeito terapêutico para sua vida. O ideal é lançar mão dos óleos que têm mais a ver com seu momento ou ambiente no qual se encontra. Geralmente os óleos essenciais são muito concentrados e não devem ser utilizados em contato direto com a pele. Para praticar a Aromaterapia em casa ou no trabalho, compre um difusor de ambiente ou aromatizador, que podem ser elétricos ou à base de velas, e têm efeito prolongado.

Reiki

O Reiki utiliza a canalização de energia através do toque e da imposição das mãos para promover o equilíbrio energético e restaurar a saúde de quem recebe o tratamento. Por meio da técnica, a pessoa elimina seus conflitos internos e externos, retornando ao seu estado original de equilíbrio, saúde, sucesso, harmonia, paz e felicidade. O Reiki pode ser usado tanto para a autoaplicação, quanto para aplicação em outras pessoas, ambientes, objetos e animais. Quando o método é aplicado, tanto o paciente, quanto o profissional especializado no Reiki, também conhecido como reikiano, se beneficiam dessa energia. Não é necessário acreditar na terapia para que ela se propague ou faça efeito, já que ela independe do estado físico, mental ou emocional para agir. O Reiki não é uma doutrina ou religião e não está vinculado a nenhuma seita ou tradição esotérica.


 
Geoterapia
A Geoterapia utiliza as propriedades terapêuticas de pedras, cristais, barro e argila como forma de promover a saúde e a vitalidade, restabelecendo o funcionamento do organismo e trazendo mais bem-estar. Os poderes desses elementos são derivados da composição química e geológica da terra ou do solo, que são ricos em metais e minerais, como ferro, magnésio, cálcio, potássio e zinco, por exemplo. Especialistas acreditam que essas substâncias auxiliam na cura de perturbações físicas e emocionais, além de balancear corpo e mente. Quando estão em contato direto com o corpo, os elementos da Geoterapia causam alívio do desconforto físico, e também podem ajudar a diminuir a agitação excessiva e a dificuldade para dormir. Como a Geoterapia propicia a eliminação de toxinas, é aconselhável que o paciente beba muito líquido após uma sessão, para manter o corpo sempre hidratado. A técnica pode ser aplicada de diferentes maneiras como, por exemplo, o tratamento com pedras quentes para relaxamento corporal e combate das dores musculares. Nessa prática, o terapeuta escolhe as pedras ou os cristais que possuem relação com as dificuldades que o paciente enfrenta no momento.

 
Massagem Ayurvédica 

A Massagem Ayurvédica mistura técnicas de Yoga e Ayurveda e pode ser capaz de desintoxicar o organismo, deixar as pessoas mais calmas e pacientes, reduzir sintomas depressivos ou bloqueios emocionais, realinhar a postura e previnir doenças respiratórias, além de ser uma ótima fonte de rejuvenescimento e emagrecimento. A massagem é feita por meio de toques profundos e vigorosos e utiliza produtos naturais, como o óleo vegetal. A técnica começa a ser realizada pela coluna do paciente e, depois disso, os movimentos são estendidos ao pescoço, ombros, pernas, barriga, peito e rosto. A massagem dura cerca de uma hora e meia e especialistas acreditam que depois de sete sessões já é possível sentir as mudanças no corpo e na saúde.

Fonte: Personare

Nenhum comentário:

Postar um comentário