sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Aromaterapia e suas origens

A Aromaterapia como é praticada hoje tem suas origens na antiguidade, quando ervas aromáticas eram usadas como cosméticos, remédios, perfumes e incensos. 
Não irei detalhar como era utilizada na época devido sua extensão, porém vale ressaltar que essa prática ocorreu na Índia, Antigo Egito, Grécia Antiga e Arábia.
A Aromaterapia é considerada recente, e essa palavra foi usada pela primeira vez em 1928 por Renée M. Gatefosse, um químico perfumista francês que usou a lavanda pura em uma queimadura em sua mão num acidente em seu laboratório. Renée então, usou os óleos essenciais para tratar dos soldados durante a primeira guerra mundial e posteriormente passou a estudar os poderes curativos dos óleos. Na segunda guerra mundial, outro francês, Jean Valnet, usou os óleos essenciais no tratamento, após descobrir suas propriedades regeneradoras e antissépticas. Assim, estudando os trabalhos de Valnet, a bioquímica Marguerite Maury, criou a noção de Aromaterapia como é pratica hoje com ênfase na prescrição individual dos óleos essenciais para combinar o estado psicológico de cada pessoa bem como sua condição física.
            Atualmente Robert Tisserand, autor de “ A arte da Aromaterapia” (1975), juntou  informações históricas e detalhada metodologia do uso dos óleos, sendo portanto o maior expoente da Aromaterapia dos dias de hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário