sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Um novo ano se inicia, um ano de novas descobertas, liberdade e paixões e nada melhor que inciar 2011 com a criação desse blog voltado para o bem estar e para a prática daquilo que considero a alma das plantas. Inicio com um breve histórico da Aromaterapia e seus benefícios na vida das pessoas



Adicionar legenda

 Aromaterapia é a utilização controlada e consciente dos óleos essenciais das plantas, com o objetivo de prover a saúde e bem estar a totalidade do indivíduo, ou seja, o conjunto formado por corpo, mente e espírito.
Os óleos essenciais são a matéria prima da Aromaterapia e são extraídos de diversas partes de plantas, como folhas (eucalipto), tecido lenhoso (sândalo), frutos (junípero), raízes (vetiver), cascas (limão), sementes (coentro), rizoma (gengibre) e resinas (olíbano) através de certas formas específicas de extração e para ser considerado óleo essencial, o produto dessas extrações deve ser aromáticos, voláteis e ter propriedades terapêuticas, além disso, deve ser extraídos de plantas colhidas no momento certo e ter alta pureza.
Esses óleos essenciais são produzidos para a sobrevivência da planta, eles agem no seu próprio processo de crescimento e reprodução, além de  atrair os insetos polinizantes, repelir os predadores e para defender-se das moléstias.
Cada óleo essencial possui uma personalidade própria, como uma impressão digital única, afinal cada um deles possui uma composição química diferente e consequentemente, aroma, cor, volatilidade e propriedades distintas.

A prática da Aromaterapia é holística, ou seja, trata cada um como um Ser Único e não como elementos de uma produção em série, onde o bem estar, harmonia, equilíbrio, melhor gerenciamento do estresse e mais qualidade de vida são os principais benefícios oferecidos pela arte do cuidar do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário