domingo, 29 de maio de 2011

Manjericão - o aliviador de má digestão

Nome botâncio: Osimum basilicum
Extração: O óleo extraído do manjericão em flor e folhas. E cultivado comercialmente em toda a Europa, Mediterrâneo, ilhas do Pacífico, Madagascar e na América.
Método de Extração: Destilação a vapor.
Classe aromaterapêutica: Energizante Estimulante
Tradição herbórea: O manjericão foi, durante séculos, considerado um afrodisíaco e com participação muito importante na maioria dos rituais. Pensava-se que afastava os espíritos malignos e ainda hoje é usado no chapéu, para repelir insetos nos climas mediterrânicos. Na medicina ayurvédica é chamado de Tulsi, consagrada na Índia a Krishna e Vishnu.
Aroma Típico: Herbal Apimentado
Tipo de Pele: Oleosa
Nota do Aroma: Alta
Propriedades: O óleo essencial tem uma elevada proporção de cânfora e um aroma ativo, quente, doce-picante. É um tônico leve, refrescante e estimulante, aumenta a memória, Restaurador, estimulante geral, antiespamódico, emenagogo, tônico estomacal, tônico digestivo, anti-séptico intestinal, carminativo, antiinfeccioso, antibiótico.
Principais Constituintes: Linalol, Eugenol, Cineol, Cânfora, Pireno., Metil Calvicol, Limoneno,
Ações: Em aromaterapia, é utilizado para insônia nervosa, ansiedade e cansaço, picadas de inseto, enxaqueca, dores, distensão muscular e má circulação. Estado nervoso fraco, cansaço mental, dor de cabeça, tensão, estresse, espasmo muscular, concentração, preguiça física e mental Refresca a mente aumentando a concentração, repelente de insetos, gripes, resfriados. Recomendado pela literatura francesa de aromaterapia para hepatite.

Precauções: O manjericão é potente e pode provocar irritação da pele em algumas pessoas, por isso utilizá-lo sempre com cautela. Evitar durante a gravidez. Não utilizar em crianças com menos de 10 anos.
Fonte: Viessence

Nenhum comentário:

Postar um comentário