quarta-feira, 22 de junho de 2011

Sálvia - a adstringente e considerada o óleo da maturidade

Nome botânico: Salvia sclarea

No passado, a sálvia esclareia era considerada panacéia capaz de tornar o homem imortal. O nome da sálvia esclareia deriva da palavra latina "clarus", que significa "claro". Seu chá no passado era visto não só como forma de limpar a vista e a mente mas também de esclarecer as intuições e permitir que a pessoa visse o futuro com mais clareza.
Simplesmente cheirar o óleo antes de dormir pode produzir sonhos dramáticos e, ao despertar, um estado mental de euforia. A sálvia esclareia era um importante ingrediente em um dos mais importantes cordiais europeus. Em companhia da flor do sabugueiro, ainda é usada para dar sabor ao vinho Muscatel e ao vermute italiano.
Destilada dos caules e copas de uma planta perene com altura de cerca de um metro, a sálvia esclareia é hoje produzida principalmente para dar sabor a diversos alimentos. De fato, o maior plantador norte-americano da erva não a produz para fins de aromaterapia, e sim para a R. J. Reynolds, a companhia de tabaco, que emprega o produto para dar sabor a cigarros.

Principais componentes da sálvia esclareia: acetato de linalil, linalol, pinene, mirceno e felandreno.

Aroma da sálvia esclareia: Semelhante ao do âmbar gris, com um toque nodoso, semelhante ao vinho, agridoce, espesso e forte.

Propriedades terapêuticas da sálvia esclareia: antidepressiva, antiinflamatória, desodorante, adstringente, sedativa; reduz os gases e a indigestão, provoca menstruação, relaxa músculos e nervos e reduz a pressão sangüínea.

Usos da sálvia esclareia: adicionada a um óleo de massagem, a sálvia esclareia relaxa a tensão e dor dos músculos e nervos. Sua ação relaxante pode reduzir espasmos musculares e ataques de asma, e reduzir a pressão arterial. Especialmente útil para problemas femininos como cólicas menstruais e TPM, além de ter se estabelecido como um dos melhores remédios para os calorões da menopausa. Pode ser um estimulante hormonal sutil. Melhore a pele usando-a em cremes, especialmente se você tiver acne, pele fina ou rugas. Na Europa, um chá feito de sálvia esclareia serve para acalmar dores de garganta.

Alertas sobre a sálvia esclareia: o uso excessivo pode causar tontura e dores de cabeça, bem como aumentar a pressão arterial. Não use com álcool ou durante a gestação, nem se você sofrer de cistos mamários, fibróides uterinos ou outros distúrbios relacionados ao estrógeno.

Fonte: saude hsw

Nenhum comentário:

Postar um comentário