quarta-feira, 22 de junho de 2011

Rosa - a poderosa auxiliadora da falta de auto estima

Nome botânico: Rosa damascena
A fragrância da rosa há muito inspira poetas e apaixonados. Uma lenda diz que a rosa vermelha surgiu do sangue da deusa grega do amor, Afrodite. O nome de Eros, filho de Afrodite, deus do amor, é um anagrama para "rose". Lendas folclóricas da China à Europa contam histórias semelhantes sobre o simbolismo da rosa como o amadurecimento do amor físico espiritual e da perfeição.
Originária da Ásia Menor, a planta foi levada por mercadores turcos à Bulgária, onde o mais valioso dos óleos essenciais é hoje produzido. É suave e nada tóxico, mas caro, porque o rendimento da destilação é baixo e as plantas precisam de muito cuidado.
O óleo é destilado ou extraído das flores por solventes; mas, porque é difícil separá-lo da água, o óleo precisa ser destilado pelo menos duas vezes, o que resulta em dois produtos: o primeiro é conhecido como attar de rosas, e o derivativo como água de rosas. O óleo não adulterado se solidifica ao esfriar, mas pode ser liquefeito de novo pelo calor de uma mão humana. É um dos essenciais mais antigos e mais usados para cremes faciais porque, além de sua incrível fragrância, tem a reputação de combater o envelhecimento. Também é usado em preparados de aromaterapia e dispendiosos perfumes.
Principais componentes da rosa: geraniol (até 75%), citronelol, nerol, estearopteno, fenil etanol, farnesol e outros
O aroma da rosa: maravilhosamente intenso, com uma fragrância doce e floral.
Propriedades terapêuticas da rosa: antidepressiva, anti-séptica, antiinflamatória, adstringente, antibacteriana e antiviral; aumenta a menstruação, acalma a tensão nervosa.
Usos da rosa: rejuvenescedor de células e poderoso anti-séptico, o óleo essencial de rosa acalma e cura problemas de pele, como cortes e queimaduras. Ele serve para tratar asmas e pode ser usado em forma inalada, ainda que desta forma custe caro. A maioria das pessoas prefere reservá-lo para cremes de pele e loções; atende a todas as compleições. Ajuda em diversos problemas femininos, provavelmente ao equilibrar os hormônios.
Um óleo de massagem ajuda em diversos tipos de problemas femininos, como cólicas menstruais, sintomas de TPM e mau humor durante a menopausa. Muitas mulheres reportam que basta cheirar a fragrância da rosa para melhorar. Cheirar o óleo ou usar um óleo de massagem de rosa também já foram sugeridos como formas de ajudar a reverter a impotência.
Fonte: saude hsw

Nenhum comentário:

Postar um comentário