quarta-feira, 22 de junho de 2011

Sândalo - o descongestionante do sistema linfático e venoso

Nome botânico: Amyris balsamifera
O óleo essencial do sândalo é destilado das raízes e da madeira central de árvores que demoram entre 50 e 80 anos para atingir sua plena maturidade. Em um espantoso e longo processo de produção usado desde a antigüidade, as árvores de sândalo maduras eram cortadas e depois deixadas para serem devoradas por formigas, que consumiam toda a madeira exceto a fragrante porção central e as raízes. Toda a madeira restante é usada, incluída a serragem.
A fragrância, conhecida como chandana, é empregada em aromaterapia para induzir um estado calmo e meditativo. A fragrância duradoura só melhora com o tempo. De acordo com a mitologia, o sândalo crescia originalmente apenas nos jardins do céu. Portões de templos e estátuas religiosas eram entalhados nessa madeira devido às suas associações espirituais, ao cheiro maravilhoso e ao fato de que é inexpugnável contra cupins e outros insetos.

O sândalo também desfruta de reputação imemorial como afrodisíaco, e de fato a fragrância se assemelha ao feromônio humano alfa androsterole. Mysore, na Índia, produz o óleo da maior qualidade, e por ser uma espécie ameaçada, o sândalo é regulamentado pelo governo indiano, que agora cuida da plantação de árvores em terras cultivadas.
Principais componentes do sândalo: santalóis (até 90%), fusanol, santene, ácido santálico, teresantol, borneol, santalone e outros.
O aroma do sândalo: um aroma suave, com toques de madeira e fragrância balsâmica.

Propriedades terapêuticas do sândalo: antidepressivo, antiinflamatório, antifungos, adstringente, sedativo, inseticida, anti-séptico urinário e pulmonar; alivia congestão pulmonar e náusea.

Usos do sândalo: o óleo essencial trata infecções dos órgãos reprodutores, especialmente nos homens, e ajuda a aliviar infecções de bexiga. Para os dois usos, adicione 12 gotas do óleo essencial a 30 mililitros de óleo vegetal e aplique em massagem sobre a área. O óleo também combate inflamações, de modo que pode ser usado em hemorróidas. Um xarope ou bálsamo para o peito contendo sândalo ajuda a aliviar tosses persistentes e dores de garganta.
Um dos mais importantes usos do sândalo é sedar o sistema nervoso, controlando o nervosismo, ansiedade, insônia e, até certo ponto, reduzindo as dores nervosas. Os pesquisadores constataram que ele relaxa as ondas cerebrais. Adequado para todas as compleições, e especialmente útil em irritações, inflamações, acne e pele ressecada, desidratada ou esfoliada.

Fonte: saude hsw

Nenhum comentário:

Postar um comentário