segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Óleo essencial X Essência

POR QUE OS ÓLEOS ESSENCIAIS SÃO MAIS CAROS QUE AS ESSÊNCIAS COMUMENTE COMERCIALIZADAS


  • Óleos Essenciais são substâncias naturais altamente concentradas que requerem todo um processo controlado, para serem produzidos e comercializados corretamente devem vir de fontes renováveis, desde a sua plantação, a colheita e a extração. Incluem ainda, fatores climáticos e externos como a escassez de matérias primas, tipo de armazenamento, de embalagem, de transporte, etc., para preservação da sua qualidade.
  • A demanda por esses ativos naturais por outros países é muito grande, devida a sua larga utilização pelas indústrias, em suas formulações cosméticas, de perfumarias, farmacêuticas, de higiene e alimentícia.
  • A variação no valor de cada óleo essencial se estabelece, principalmente, pela quantidade da substância produzida por cada planta. Por exemplo, para extração de 1 litro de óleo essencialde:
    • Eucalipto globulus são necessários em torno de60 kg da planta;
    • Rosa de 3000 a 5000 kg (toneladas), para o mesmo1 litro.
  • No caso das essências, elas são formuladas dentro da indústria com diversos insumos, geralmente de custo bastante reduzido, até chegarem ao cheiro que desejam. Depois é só fabricar padronizado a quantidade pretendida. Você pensa num cheiro, e a indústria química fabrica os aromas e essências artificiais: cheiro de carne assada, de carro novo, de pão quentinho, bacon, presunto, queijo, de plantas, flores e frutos.
  • Para as essências encontradas facilmente no mercado, não é comum observar variação no valor dos aromas porque não depende dos processos naturais acima citados, pois apenas algumas essências são produzidas a partir de moléculas das plantas, porém, com a adição de substâncias que as sintetizam, as tornam artificiais, sem nenhuma propriedade terapêutica.
Essência NÃO é Óleo Essencial !!!

Apesar de dispersarem aromas, um nada tem haver com o outro. Essência é uma substância industrializada, quimicamente elaborada com a finalidade de obter um aroma idêntico ao natural com baixo custo. Portanto, a essência, NÃO POSSUI as propriedades terapêuticas e muito menos a riqueza de substâncias ativas que um óleo essencial tem por natureza.

OBS: O uso de essências (sintéticas) é erroneamente denominado de Aromaterapia, termo indevidamente utilizado pelo comércio.

FONTE: Bioessencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário