domingo, 29 de maio de 2011

Néroli - o poderoso aliviador de ansiedade crônica

Nome Botâncio: Citrus aurantium flower

Nativa da Indochina, a laranja amarga produz as flores usadas para um óleo essencial conhecido como neroli, entre os aromaterapeutas e perfumistas. As árvores são cultivadas comercialmente na França, Marrocos, Tunísia e Egito, e são bastante diferentes da laranja doce que produz o óleo de laranja. Uma história aponta que o nome do neroli é referência à princesa de Nerola, no século 16 italiano, que amava o aroma das flores de laranjeira.
O aroma, considerado como intensamente feminino, se tornou um símbolo de pureza, castidade e amor eterno. Acredita-se que o neroli influencie a criatividade de outras maneiras, especialmente na música e literatura. Os modernos aromaterapeutas consideram o neroli mais como um tratamento contra a depressão. As flores podem ser destiladas, ou gerar um sólido pelo método da enfleurage, ou extraídas com solventes para produzir um absoluto. Um subproduto da destilação, a "água de flor de laranjeira" é usada na culinária e para dar brilho à pele.
O neroli é o principal ingrediente da água de colônia original, usada tanto como fragrância quanto para dar brilho à pele. O neroli também era um dos favoritos de Maria Antonieta e de Napoleão, que segundo dizem, usava diversos vidros ao dia como loção após-barba. Destilar as folhas e os caules da laranja amarga produz um óleo essencial conhecido como petitgrain, ainda hoje freqüentemente usado em colônias masculinas, que muitas vezes adultera o neroli, bem mais dispendioso.
Principais componentes do neroli: nerol, nerolidol, geraniol, jasmone, dipentene, terpineol, farnesol, indol, l-camfeno, pinene, ésteres acéticos, e outros.
O aroma do neroli: é um cheiro agridoce, floral, apimentado, característico e ocasionalmente forte a ponto de ser desagradável, até que diluído.
Propriedades terapêuticas do neroli: sedativo; alivia espasmos musculares e cãibras, estimula a circulação.
Usos do neroli: o uso preferencial do neroli é para problemas de circulação, especialmente hemorróidas e alta pressão arterial. Ele oferece um cosmético de fragrância maravilhosa e é efetivo para pele madura, ressecada e sensível, e também é um dos melhores óleos essenciais para acrescentar a um creme vaginal durante a menopausa. Supostamente regenera as células da pele e tem propriedades de combate ao envelhecimento. Para uma sensação de relaxamento intensa, adicione-o ao banho e alivie as tensões da TPM, menopausa ou da vida em geral. 

Fonte: saude hsw

Nenhum comentário:

Postar um comentário