terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Cedro - o estimulante linfático e diurético


Nome botânico: Cedrus Atlântica

Essa majestosa árvore foi usada para construir o templo do rei Salomão. Acreditava-se que sua fragrância induzisse os fiéis a orar e assim estar mais perto de Deus. A árvore atinge os 30 metros de altura, vive mais de mil anos e resiste a danos causados por insetos. Os antigos egípcios usavam o cedro como conservante e para embalsamar, bem como na produção de cosméticos e de incenso.
O cedro é mais comumente usado em colônias e loções pós-barba, e é empregado para fazer caixas de charutos, baús e armários. O cedro e seu óleo essencial dão ótimo cheiro às roupas e, em nível mais prático, repelem traças. O cedro tem muitas aplicações aromaterapêuticas.
Não se encontra óleo do verdadeiro cedro do Líbano devido à escassez de árvores, mas o cedro tibetano ou do Himalaia (C. deodora, ou árvore de deus), e o cedro do Atlas (C. atlantica) oferecem aroma semelhante. A fonte moderna da maior parte do óleo de cedro é o junípero (Juniperus virginiana), ou cedro vermelho. Não confunda a madeira de cedro com "thuja" (Thuja occidentalis), ou folha de cedro.

Principais componentes do cedro: cedrene, cedrol, cedrenol, ocasionalmente thujopseno, e outros
O aroma do cedro: o verdadeiro cedro tem um toque de cânfora com um fundo balsâmico, amadeirado. O cedro vermelho é mais aguçado, como um lápis recém-apontado.

Propriedades terapêuticas do cedro: antisséptico, adstringente; provoca menstruação, limpa muco, acalma os nervos e estimula a circulação. 

Usos do cedro: inale o vapor do óleo essencial de cedro para tratar infecções respiratórias e limpar congestões. Acrescente algumas gotas à água da banheira para aliviar a dor e irritação de infecções urinárias e curar a infecção mais rápido. Aplicado à pele oleosa, o óleo essencial de cedro é um adstringente que seca e ajuda a limpar a acne. Incorpore-o a uma lavagem facial, vaporizado, ou em outra forma cosmética (10 gotas de óleo essencial por 30 mililitros do produto). 
Acrescentando a um ungüento (15 gotas de óleo essencial por 30 mililitros), ele alivia a dermatite e, em alguns casos, eczemas e psoríase. Para mordidas e coceira, misture cedro e uma parte igual de álcool ou óleo vegetal, e aplique diretamente sobre a área. Acrescente duas gotas de óleo essencial por 30 mililitros de xampu ou condicionador de cabelo para prevenir caspa e possivelmente desacelerar a queda de cabelo.

Alertas quanto ao cedro: melhor evitar durante a gravidez.

Fonte: saude.hsw

Nenhum comentário:

Postar um comentário