quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Capim Limão - o energizante

Nome botânico: Cymbopogon citratus/ Cymbopogon flexuosus 
O que dá ao sabonete Ivory seu cheiro peculiar? O não tão familiar óleo essencial de capim-limão. Uma gramínea de crescimento rápido, com folhas altas e perenes, original da Índia e do Sri-Lanka, o capim-limão foi introduzido em culinárias tradicionais através do sudeste da Ásia. É usado amplamente nas sopas de peixe e nos curries da Tailândia, e é cada vez mais visto em mercados da América do Norte, na aromaterapia e em outros produtos.
Uma importante erva medicinal e culinária nas Américas do Sul e Central, sudeste da Ásia e no Caribe, é amplamente conhecida como “erva cidreira”. Na tradição indiana de medicina ayurvédica, por exemplo, tem sido usada há muito tempo para curar cólera e febres. Óleo essencial relativamente barato, ele é muitas vezes utilizado como fonte do cheiro de limão nos cosméticos e produtos para cabelos. Sua fragrância agradável e limpa é também incorporada a sabonetes, perfumes, e desodorantes, e a seus sabores, em muitos alimentos enlatados e congelados. Não é de se estranhar que seja um dos dez óleos essenciais mais vendidos no mundo.
Ao lado de óleos aparentados como a palmarosa e seu cheiro de rosa-limão (C. martini) e a citronela (C. nardus), ele muitas vezes é usado para diluir óleos essenciais mais caros como melissa e limão verbena. A palmarosa é frequentemente utilizada em preparações para a pele, enquanto que a citronela o é por suas propriedades de limpeza e de repelente de insetos. O amarelado quase âmbar desses óleos é destilado de suas folhas parcialmente secas.

Principais elementos do capim-limão: citral (até 85%), mircene, citronelol, dipentene, farnesol, furfurol, geraniol, e muitos outros

Cheiro de capim-limão: o cheiro é de limão e ervas e levemente amargo. A palmarosa tem um agradável cheiro de rosas. A citronela tem um cheiro bem acentuado de limão.

Propriedades terapêuticas do capim-limão: anti-séptico, desodorante, adstringente; alivia dores reumáticas e de outros tipos, relaxa os nervos

Usos para o capim-limão: na medicina tradicional, o capim-limão é geralmente administrado em forma de chá ou escalda-pés feito da erva fresca, do qual o paciente se beneficia inalando o cheiro. O capim-limão também trata dores de indigestão, reumatismo, e condições dos nervos. Pesquisadores também descobriram que essa refrescante fragrância reduz dores de cabeça e irritações, e evita tonturas. Para fazer um escalda-pés, adicione cerca de três gotas de óleo de capim-limão em dois ou três quartos de água quente em uma pequena bacia. Misture bem e mantenha seus pés na água por pelo menos 20 minutos. Você também pode adicionar algumas gotas em seu banho. Capim-limão é um anti-séptico que pode ser utilizado em vários tipos de infecções de pele, geralmente como lavagens ou compressas, e é especialmente eficiente contra tíneas e em áreas inflamadas. Na verdade, estudos comprovaram que ele é mais eficiente contra infecções de estafilococos do que penicilina e estreptomicina.
Quando adicionado a um condicionador de cabelos, água para rosto, ou vinagre, ele diminui cabelos oleosos e acne porque diminui a produção de óleo. Adicione 12 gotas de óleo essencial a 200 ml de vinagre de maçã e espalhe na área atingida. Você pode pulverizar essa mesma mistura no ar, ou em um balcão, ou nas paredes e pisos para desencorajar a invasão de insetos e o mofo. Adicione ao xampu de animais de estimação para repelir parasitas.

Alertas sobre o capim-limão: ele não é tóxico, mas causa sensibilidade na pele em algumas pessoas.

Fonte: Saude hsw

Um comentário:

  1. gostei do artigo.o capim-limão dá um óptimo chá.Cá entre nós(angolanos)é muito consumido e lhe chamamos CAXINDE.O chá de caxinde é medicinal,entretanto seu abuso pode resultar em algum problema pulmonar(pensa-se na minha comunidade rural).Use,não abuse.

    ResponderExcluir