terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Cipreste - o vaso constritor

Nome botânico:Cupressus Sempervirens

As paisagens do sul da França e da Grécia são enfeitadas por essa sempre-viva escultural, que surgiu inicialmente na ilha de Chipre, onde era venerada como representação da deusa Beruth. A árvore é usada na arte e na literatura como símbolo de geração, morte, alma imortal e dor. Essa longa associação com a mortalidade se mantém até hoje, porque os egípcios modernos usam a madeira do cipreste para caixões, e os franceses e norte-americanos plantam a árvore em cemitérios.
Os gregos dizem que os ciprestes clareiam a mente em momentos de estresse, e confortam os enlutados. O cipreste contém o sangramento (Hipócrates o recomendava para hemorróidas), e os chineses mascavam seus pequenos cones, ricos em óleos essenciais e adstringentes, para curar sangramento nas gengivas.
Os chineses também reverenciavam os ciprestes, mas o associavam com a contemplação porque suas raízes cresciam na forma de um homem sentado. O óleo essencial esverdeado é destilado dos ramos ou agulhas das árvores, e ocasionalmente de seus cones.

Principais componentes do cipreste: pinene, canfeno, silvestreno, cimeno, sabinol

Aroma do cipreste: um odor esfumaçado, pungente, semelhante ao pinho, com um toque apimentado.

Propriedades terapêuticas do cipreste: anti-séptico, adstringente, desodorante; alivia a dor reumática, relaxa os espasmos musculares e a cólica, detém sangramentos e comprime os vasos sangüíneos.

Usos do cipreste: a especialidade do cipreste é o tratamento de problemas circulatórios, como baixa pressão arterial, má circulação, veias varicosas e hemorróidas. Porque ajuda a curar capilares danificadas e também desencoraja a retenção de fluidos, é um dos óleos essenciais mais usados na menopausa. Para esses usos, acrescente oito gotas a cada 30 mililitros de loção ou creme e aplique gentilmente na região afetada duas vezes ao dia. Também pode aliviar a laringite, tosses espasmódicas e a congestão pulmonar: basta uma gota no travesseiro.
Um remédio popular europeu é inalar a fumaça da resina de cipreste para aliviar congestão nasal, ainda que inalar algumas gotas do óleo essencial em forma de vapor seja uma abordagem mais saudável. Coloque uma compressa de cipreste sobre o abdômen para conter menstruação excessiva, infecção urinária ou inflamação. Devido às suas propriedades adstringentes, anti-sépticas e desodorantes, dilua cerca de seis gotas de óleo essencial de cipreste em vinagre ou aloe vera para tratar de uma compleição oleosa ou reduzir o suor excessivo.

Fonte: saúde.hsw

Nenhum comentário:

Postar um comentário