sábado, 19 de fevereiro de 2011

Cravo - o fungicida

Nome botânico: Syzygium aromaticum

Na China Antiga, membros da corte dos Han colocavam cravo na boca para refrescar o hálito antes de ter uma audiência com o imperador. Também Acreditava-se que bastava inalar a fragrância para melhorar a visão e afastar a peste. Hoje, cravos ainda são usados para refrescar o hálito. Preparações dentárias modernas utilizam óleos essenciais de cravo ou seu principal elemento, o eugenol para adormecer a dor de dente e gengiva, reduzindo infecções. 
O cheiro do cravo criou uma reputação, agora apoiada pela ciência, de ser estimulante. Também se acreditava que a fragrância fosse afrodisíaca. Cravos eram tão valiosos que um francês arriscou sua vida para roubar uma árvore de cravos das colônias holandesas na Indonésia e plantá-la em solo francês.
Uma vez estabelecida, as esguias árvores de folhas perenes produzem botões por pelo menos um século. Os familiares botões de cravo usados para espetar presuntos e dar sabor ao quentão são colhidos brancos quando ainda não estão maduros e secos, antes de serem distribuídos ou destilados em óleo essencial.

Principais elementos do cravo: eugenol, acetato de eugenil, cariofileno

Perfume de cravo: a fragrância é poderosa, doce e apimentada, e quente, com fortes notas de frutas.

Propriedades terapêuticas do cravo: antibacterial, antifungo, anti-histamínico; diminui gases e indigestão, limpa a mucosa dos pulmões, expulsa vermes intestinais.

Usos para o cravo: como um anti-séptico e atenuador de dores, o óleo essencial de cravo alivia dores de dente, gripe, resfriados, e congestão pulmonar. Mas não tente usá-lo diretamente sobre as gengivas de um bebê, como muitas vezes é sugerido, ou você vai acabar com um bebê gritando porque o gosto é muito forte e apimentado. Ev vez disso, misture apenas duas gotas de óleo de casca de cravo em pelo menos uma colher de chá de óleo vegetal. Ainda pode estar quente, por isso, teste em sua boca antes e depois, aplique diretamente na gengiva do bebê. Em um linimento para aquecer, o óleo essencial de cravo ajuda músculos doloridos e artrite.
Acrescente 30 gotas de óleo essencial de cravo em 30 mililitros de vinagre de maçã, misture bem, e jogue sobre o pé-de-atleta. Pesquisadores descobriram que o aroma picante do cravo reduz tonturas, irritação e dores de cabeça.

Alertas sobre o cravo: o óleo essencial de cravo irrita pele e membranas mucosas, então o dilua muito bem antes do uso. A folha de cravo é praticamente eugenol puro; não a use em preparações de aromaterapia.

Fonte: saude.hsw

Nenhum comentário:

Postar um comentário