quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Canela - a aliviadora de dores reumáticas

Nome botânico: Cinnamomum zeylanicum; Cinnamomum verum
O simples pó de canela usado em culinária começa como a casca interna de uma grande árvore de seis a 10 metros de altura, mais freqüentemente cultivada no Sri Lanka (o antigo Ceilão). Os árabes, que foram os primeiros a trazer a canela ao Ocidente, criaram um mito para assustar os comerciantes rivais, dizendo que ela só podia ser colhida nos pântanos, no ninho da grande fênix, protegido por serpentes aladas e morcegos.
Os portugueses terminaram por conquistar o Ceilão em 1505, mas as plantas eram mercadorias tão cobiçadas que a ilha terminou tomada pelos holandeses, seguidos em 1798 pelos britânicos. Hoje, as propriedades aromaterapêuticas da canela são bem conhecidas.
Agora como no passado, a canela é usada em desinfetantes bucais e para dar sabor a comidas e bebidas, além de ser utilizada como afrodisíaco. O cheiro da canela também desperta o apetite, revigora e aquece os sentidos e pode até produzir um sentimento de alegria. Existem muitos tipos de óleo de canela entre os quais escolher. O óleo pode ser destilado da folha ou da casca - muito mais potente -, ou também se pode obter óleo de cássia, uma parente menos possante da canela, oriunda da China.

Principais componentes da canela: a casca, mais irritante, contém cerca de 40 a 50% de cinamaldeído, e entre 4 e 10% de eugenol. A folha tem 3% de cinamaldeído e entre 70 e 90% de eugenol. A canela também contém linalol, acetona de metilamina e outros componentes. 

O aroma da canela: o aroma é doce, quente e apimentado.

Propriedades terapêuticas da canela: antisséptica, digestiva, antiviral; alivia espasmos musculares e dores reumáticas, em uso tópico.

Usos da canela: em geral, a canela é usada como estimulante físico e emocional. Pesquisadores constataram que ela reduz a sonolência, a irritabilidade e a severidade e freqüência das dores de cabeça. Em um estudo, o aroma de canela em uma sala ajudou os participantes a se concentrar melhor e trabalhar mais. 
O óleo essencial e sua fragrância ajudam a relaxar músculos tensos, aliviam a dor nas juntas cansadas e aliviam a cólica menstrual. Além disso, estimulam a circulação e o suor, quando usados como linimento. Use duas a quatro gotas por 30 mililitros de óleo vegetal para um óleo de aquecimento e oito gotas por 30 mililitros para produzir um linimento quente. 

Alertas sobre a canela: a casca e os óleos das folhas podem irritar as membranas mucosas, mas o óleo da casca é especialmente intenso. Não use mais que meia gota no banho, e evite o uso cosmético, porque ele pode irritar e até queimar a pele. 

Fonte: saude.hsw

Nenhum comentário:

Postar um comentário