segunda-feira, 21 de março de 2011

O galactagoga e auxiliador para TPM e distúrbios hormonais relacionados a menstrução Funcho/Erva Doce

Nome botânico: Foeniculum vulgare var dulcis
No Oráculo dos Aromas, a afirmação para o Funcho é "liberto-me dos meus medos e dos meus sapos". A frase é uma maneira para explicar que desde à Antiguidade, chineses e hindus usavam a planta como antídoto contra picadas de cobras venenosas. E também os povos do Egito, Grécia e Roma faziam uso da erva com o propósito de obter coragem e poder.

Este óleo essencial tem várias indicações terapêuticas, entre elas, propriedades antitóxica, anti-espasmódica, digestiva (inclusive tônica do fígado, baço e estômago) e diurética. Para as mulheres é uma benção, pois ajuda a regular os ciclos do período menstrual, promove produção do leite materno e, ainda, estimula a produção do estrogênio pelas glândulas supra-renais durante a menopausa.

Agora, legal mesmo é saber que Funcho também auxilia pessoas a se curarem da "Síndrome da Pobreza"; libertar-se da escassez e reconhecer a manifestação da abundância em todos os sentidos. Traz visão e longevidade. Segundo a aromaterapeuta e escritora Shirley Price, "Plínio (23-79 d.C.) recomendava funcho não apenas para uma visão física (rico em Vitamina A), mas também para uma segunda visão - beleza da natureza. As serpentes adoram a erva, porque as auxilia no processo de troca da pele velha, e portanto, as rejuvenesce".

Nota: Em alguns livros, pode-se encontrar o Funcho como Erva doce. Para se ter certeza de que está se falando da planta que foi apresentada aqui, busque pelo nome científico, em latim (Foeniculum vulgare var.dulcis). Caso apareça Pimpinella anisum, trata-se do Anis, planta da mesma família do Funcho, mas não recomendada na Aromaterapia pelo alto grau de toxidade.


Fonte: Blog Gorethi Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário