segunda-feira, 21 de março de 2011

Hortelã Pimenta - o aliviador de enxaqueca

Nome botânico: Mentha piperita

O mais usado dos óleos essenciais aromáticos tem presença marcante e evidente em toda sorte de alimentos e outros produtos, entre os quais bebidas, sorvetes, molhos, gelatinas, licores, remédios, preparados odontológicos, preparados aromaterapêuticos, detergentes, cosméticos, tabaco, sobremesas e gomas.
A planta era conhecida dos egípcios, que a dedicavam ao deus Horus. Os romanos a personificavam em Minthe, a bela ninfa amada por Plutão, o deus dos subterrâneos. Quando Prosérpina, a rainha de Plutão, descobriu o que estava acontecendo, ela pisoteou Minthe em um acesso de ciúmes, transformando-a nessa planta humilde. Mas Plutão decretou que quanto mais a menta fosse pisada, mais doce seria seu aroma.
A hortelã-pimenta surgiu como híbrido natural no século 17, e em mais de 20 variedades modernas de plantas perenes de raízes quadradas, que se espalharam com facilidade usando sistemas de raízes subterrâneas. Agora, a planta em sua forma natural é encontrada na Europa, América do Norte e Austrália, e é um dos poucos óleos essenciais cultivados nos Estados Unidos, onde as condições de chuva, temperatura e solo do Michigan e do centro do Oregon são ideais para uma alta produção. A maior parte do óleo é redestilado para produzir um sabor de menta mais suave usado em doces e goma de mascar.
Depois que o British Medical Journal apontou em 1879 que cheirar mentol, o principal componente da hortelã-pimenta, alivia dores de cabeça e dores nervosas, cones de mentol que evaporam no ar se tornaram moda. Os herbalistas assumiram papel central em muitas controvérsias em defesa ou oposição à postura do médico Galeno, da Grécia antiga, segundo o qual a menta tem propriedades afrodisíacas. Mas todos, incluindo os cientistas modernos, concordam em que se trata de um forte estimulante mental e físico que pode ajudar a pessoa a se concentrar e a se manter desperta e alerta.

Principais componentes da hortelã-pimenta: mentol (até 70%), mentone, mentil acetato, limonene, pulegone, cineol, azuleno e outros. 

O aroma da hortelã-pimenta: a hortelã-pimenta tem um aroma forte, mentolado, fresco, com um toque de cânfora bastante distintivo.

Propriedades terapêuticas da hortelã-pimenta: antiinflamatório; alivia a dor, espasmos musculares e cólicas; relaxa os nervos, mata infecções virais; reduz os gases e a indigestão; elimina a congestão pulmonar; reduz febres.

Usos da hortelã-pimenta: a hortelã-pimenta ajuda na digestão de alimentos pesados e alivia a flatulência e cólicas estomacais, relaxando os músculos digestivos de modo que a operem com mais eficiência. Uma massagem no abdômen com um óleo contendo hortelã-pimenta pode ajudar muito em caso de espasmos intestinais, indigestão, náusea e sensibilidade intestinal. 
O óleo essencial da hortelã-pimenta está incluído na maioria dos linimentos, porque ele propicia aquecimento por meio da elevação do fluxo sangüíneo e alivia espasmos musculares e artrites. O hortelã-pimenta alivia a coceira de infecções cutâneas e da herpes simplex, bem como a irritação por conta com plantas venenosas. Limpa as vias respiratórias e os pulmões congestionados, quando inalado diretamente ou esfregado no peito em forma de bálsamo. Também destrói muitas bactérias e vírus. a hortelã-pimenta não ajuda na secagem, como muitos poderiam presumir; em lugar disso, ajuda a pele a produzir óleo, de modo que deve ser usado misturado com outros óleos no tratamento de compleições secas. Quando usar o hortelã-pimenta, lembra-se de que é um aroma energizante.

Alertas sobre a hortelã-pimenta: cuidado! Causa uma sensação refrigerante, inicialmente, mas usado em excesso pode queimar.

Fonte: saude.hsw

Nenhum comentário:

Postar um comentário