segunda-feira, 21 de março de 2011

O expectorante Eucalipto

Nome botânico: Eucalyptus globulus

As florestas azuis da Austrália levam esse nome devido à neblina produzida pelo óleo essencial do eucalipto. Quando você caminha entre as árvores, a neblina azul que torna o cenário circundante menos visível chega a ser quase intoxicante. Ninguém consegue deixar de respirar profundamente o seu aroma refrescante, e talvez seja por isso que aromaterapeutas usem o eucalipto para limpar o ar, ajudando a resolver desacordos em caso de conflitos entre pessoas.
O eucalipto se origina da Austrália e Tasmânia, mas agora é encontrado em regiões subtropicais de todo o planeta. Trata-se de uma das árvores mais altas e de mais rápido crescimento. Os eucaliptos foram introduzidos na Exposição de Paris em 1867, depois que o diretor do jardim botânico de Melbourne, Austrália, sugeriu que o óleo essencial poderia ser um substituto do óleo de cajeput (melaleuca). Ele estava certo.
O governo francês então plantou as árvores de rápido crescimento na Argélia, para combater os gases nocivos que eram vistos como causadores da malária. A solução funcionou, mas ironicamente não por causa do óleo essencial, e sim porque as árvores, sedentas, transformaram os alagados em áreas secas, eliminando o habitat do mosquito da malária.
As folhas espessas, longas e azuis-esverdeadas do eucalipto são destiladas para gerar óleo essencial. O eucalipto de goma azul, a variedade mais cultivada, oferece a maior parte do óleo disponível comercialmente, ainda que, com mais de 600 espécies de eucaliptos, haja grande variedade de aromas. Os aromaterapeutas ocasionalmente preferem as qualidades mais relaxantes e o aroma agradável, com algo de limão, do  E. citriodora.
O óleo de eucalipto é bastante barato, e por isso é usado extensamente em colônias e loções após-barba, e como anti-séptico em desinfetantes bucais e domésticos.

Principais componentes do eucalipto: cineol ou eucaliptol, pinene, limonene e pelo menos 250 outros compostos. As variedades podem incluir citronelal, cineolo, criptone e piperitone.

O aroma do eucalipto: um cheiro pungente, aguçado, com algo de cânfora. 

Propriedades terapêuticas do eucalipto: antibacteriano, antiviral, desodorante; limpa muco dos pulmões; como linimento, alivia dores reumáticas, artríticas e outras.

Usos do eucalipto: altamente anti-séptico, o eucalipto é usado há muito como remédio caseiro na Austrália, para tratar de problemas que variam de gripes, febres e dores de garganta a dores musculares e problemas de pele. A maioria dos linimentos e dos ungüentos contém eucalipto ou eucaliptol, um de seus principais componentes. Trata-se do mais popular óleo essencial para uso em vapor no alívio de congestão nasal e pulmonar, como as da asma. Inale o vapor, acrescente uma ou duas gotas de óleo a uma compressa ou use três ou quatro gotas em seu banho. Especialmente apropriado para erupções de pele e compleições oleosas, e também usado para acne, herpes e catapora.
Para um preparado caseiro, misture óleo essencial de eucalipto e vinagre de cidra em proporções iguais e aplique às áreas afetadas. A mistura também pode ser usada como anti-séptico em feridas, pústulas e mordidas de insetos.
O aroma estimula a atividade das ondas cerebrais e combate a fadiga física e mental. Leve eucalipto com você em viagens longas, ou cheire o óleo quando precisar de ajuda nos estudos. A International Flavors and Fragrances, uma organização de pesquisa e desenvolvimento em Nova Jersey, descobriu que cheirar eucalipto aumenta a energia. 

Alertas sobre o eucalipto: não use durante um ataque de asma.

Fonte: saude hsw

Nenhum comentário:

Postar um comentário