segunda-feira, 21 de março de 2011

Jasmim - o emocional calmante dos nervos

Nome botânico: Jasminium Officinales

Provavelmente originário do Irã, o nome do jasmim quer dizer "felicidade celestial", e ele capturou a imaginação dos poetas e perfumistas ao longo dos milênios. Na China, era usado para dar aroma e sabor ao chá de jasmim. São muitas as aplicações aromaterapêuticas do jasmim e usos de seu óleo essencial.
As pequenas flores brancas desse arbusto perene com forma de videira apresentam um aroma intrigante, complexo e intenso, presente na maioria dos grandes perfumes. O jasmim também é conhecido como o senhor da noite e como "luar da floresta", porque seu aroma sedutor se intensifica nas horas noturnas.
Até mesmo a produção de seu óleo essencial é exótica. As flores são recolhidas à noite, quando produzem mais óleo, e depositadas sobre uma camada de gordura para o método de extração conhecido como "enfleurage". O óleo primeiro é produzido em formato sólido e depois a gordura é extraída da mistura, o que deixa um absoluto. Por mais que os químicos tentem, o aroma não pode ser reproduzido. O jasmim sintético é tão forte que demanda uma dose do óleo essencial natural para atenuá-lo.

Principais componentes do jasmim: jasmone de acetona, alfa terpineol, benzil acetato, benzil álcool, indol, linalol, linalil acetato, ácido fenilacético, farnesol e muitos mais. 

O aroma do jasmim: uma fragrância caracteristicamente rica, quente e floral, doce e exótica, com um leve tom subjacente de frutas e chá. 

Propriedades terapêuticas do jasmim: antidepressivo; relaxa os nervos, alivia cãibras e espasmos musculares.

Usos do jasmim: o jasmim anestesia o sistema nervoso, de modo que é bom para nervos abalados, dores de cabeça, insônia e depressão, e para evitar o desgaste emocional associado à TPM e à menopausa, ainda que seja bom levar em conta sua antiga reputação como afrodisíaco. 
Estudos na Escola de Medicina da Universidade Toho, em Tóquio, demonstram que o jasmim também reforça a prontidão mental e estimula as ondas cerebrais. Em outro estudo, ele conseguiu ajudar operadores de computador a reduzir em um terço o seu número de erros. Também alivia as cólicas musculares, como as cólicas menstruais.
Cosmeticamente, o óleo é maravilhoso para peles sensíveis ou maduras. Na sua Índia natal, as flores de jasmim, misturadas a óleo de gergelim, são aplicadas a abscessos e feridas difíceis de curar. Um preparado semelhante pode ser feito  acrescentando duas gotas de essência de jasmim a 30 mililitros de óleo vegetal. 

Fonte: saude.hsw

Nenhum comentário:

Postar um comentário