segunda-feira, 21 de março de 2011

Gerânio - o anti rugas e considerado o óleo feminilizador

Nome botânico: Pelargonium odoratissimum

Em clínicas ambulatórias experimentais no Azerbaijão, pacientes se acomodam confortavelmente em salas de aromaterapia aspirando plantas cheirosas como o gerânio. Eles inalam os aromas de acordo com uma receita, que especifica quantas vezes por semana e por quantos minutos a fragrância deve ser inalada. De acordo com a clínica, inalar gerânio realmente diminui ou aumenta a pressão sangüínea em alguns pontos, dependendo do que o corpo da pessoa precisa. Eles também declaram terem tido sucesso em usar o gerânio para controlar depressão e distúrbios mentais.
Relativamente novato no comércio das fragrâncias, o gerânio é uma pequena e delicada planta de folhas perenes oriunda da África do Sul, cujo óleo essencial não foi destilado antes do século 19. Por ser um autêntico remédio com um delicioso perfume, ele se tornou um sucesso imediato. Também é repelente de insetos, e com certeza mais agradável aromaticamente do que a citronela, usada com mais freqüência.
O cheiro do gerânio se mistura bem com quase qualquer outro óleo essencial. Existem mais de 600 variedades, inclusive várias com cheiros semelhantes aos de rosas. A indústria farmacêutica usa seu componente principal, o geraniol, para extrair óleo legítimo de rosas ou, com outros componentes, produzir uma rosa sintética.

Principais elementos do gerânio: geraniol, citronelol, linalol, borneol, terpineol e vários outros.
Perfume de gerânio: o cheiro é alegre, com uma combinação de rosas, ervas e cítricos.

Propriedades terapêuticas do gerânio: antidepressivo, anti-séptico, adstringente; corta o sangramento, pode estimular suavemente as adenóides e normaliza hormônios.

Usos para o gerânio: os nativos da África usavam o gerânio como um chá de ervas para conter a diarréia e a hemorragia interna. Popular terapia de pele, o óleo essencial trata uma série de problemas incluindo inflamação, eczema, acne, queimaduras, feridas infectadas, fungos (como a tínea), piolhos, herpes-zóster e herpes.

Suas propriedades diuréticas são muito eficazes quando há deficiência nos processos de eliminação em geral e o sistema encontra-se congestionado. Uma ação tônica sobre o fígado e os rins ajuda a eliminar as toxinas do organismo, o que pode ser de grande valia para o tratamento de dependências químicas. Além disso, é benéfico para o tratamento de problemas como icterícia, cálculos renais e biliares, diabetes e infecções urinárias. Em geral, ajuda a evitar a retenção de líquidos e o inchaço dos tornozelos.
É útil para todos os tipos de peles, pois equilibra a oleosidade - a secreção gordurosa das glândulas sebáceas que mantém a pele flexível. Pode ser eficaz contra eczema, queimaduras, herpes-zóster, herpes e frieiras. Também pode ser ótimo para peles oleosas, congestionadas e cansadas - é um excelente purificador da pele em geral. Revigora peles pálidas, pois o gerânio aumenta o fluxo de sangue.

Ele também diminui marcas de cicatrizes e estrias. Use em forma de ungüento, creme, loção, ou óleo de massagem, o que for mais apropriado. Equilibra todos os tipos de pele e tem fama de adiar o surgimento de rugas. Inale esse agradável cheiro para tratar TPM, menopausa, retenção de líquidos e outros problemas hormonais, ou o inclua em suas massagens de corpo e banhos.

Fonte: saude.hsw

Nenhum comentário:

Postar um comentário