domingo, 29 de maio de 2011

Patchouli - o aliviador de eczemas e dermatite

Nome Botânico: Pogostemon cablin 
Extração: O óleo é extraído das folhas secas. É cultivada na Índia, China, Indonésia, Malásia e América do Sul.
Tradição herbórea: O patchouli tem sido uma planta muito apreciada no Oriente desde tempos antigos. Era usado para perfumar o linho e roupas. Chegou ao Ocidente no século XIX sendo usado para perfumar os chalés Paisley. Ainda é largamente aplicado na perfumaria moderna. Nos anos 60, foi usado como símbolo de paz e amor, pelos hippies.

Aroma Típico: Terra molhada - Terroso Amadeirado

Propriedades: O óleo essencial tem um cheiro doce a terra e madeira, pungente e persistente. Estimulante em pequenas quantidades , é sedativo se usado mais generosamente. É ainda antiinflamatório , anti-séptico, tônico, citofilático, antiinfeccioso, descongestionante, antibiótico, antifungo, antidepressivo, afrodisíaco, adstringente, calmante.

Principais Constituintes: Patchoulil Álcool, Pogostol, Patchuleno, Patchulenol, Sesquiterpeno.

Ações: Em aromaterapia, é usado para a fadiga, tensão, queimaduras, acne, eczemas ,caspa, pele oleosa e couro cabeludo. É um óleo sensual. Infecções por fungos, infecções por bactérias, prisão de ventre, tônico uterino, repelente de insetos, picadas de insetos, problemas emocionais devidos a estresse, dependências de drogas, dermatite, pé de atleta, tinha, parasitas, ajuda a eliminar toxinas e varizes.

Precauções :O óleo essencial de patchouli é seguro para utilização em casa desde que bem diluído antes da aplicação
Fonte: Viessence

4 comentários: