quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Camomila - a analgésica e rejuvenescedora

Nome botânico: Chamaemelum nobile ou Athemis nobilis. As flores da camomila se assemelham a pequenas margaridas, mas basta cheirá-las uma vez para que você pense em maçãs. A erva é cultivada há muito por suas propriedades medicinais. Acredita-se que o cheiro alivie a depressão e encoraje o relaxamento. Os monges medievais plantavam canteiros de camomila, e se deitavam neles quando tristes ou deprimidos. A camomila também era usada como uma espécie de cera, esfregada em pisos que liberavam o cheiro da erva quando as pessoas caminhavam.
Beber chá feito das flores da camomila estimula o apetite antes das refeições. Depois delas, ele ajuda a acalmar o estômago. A camomila romana (Camaemelum nobile, anteriormente conhecida como Anthemis nobilis) rende um óleo essencial amarelo pálido com propriedades antiinflamatórias. Quando a camomila alemã é destilada, uma reação química produz o camazuleno, um líquido azul profundo que é ainda mais forte no combate a inflamações.

Principais componentes da camomila: ésteres de ácido angélico e tíglico, com pineno, farnesol, nerolidol, camazuleno, pinocarvone e cineol.

O aroma da camomila: o cheiro é doce, semelhante ao das maçãs, e herbáceo.

Propriedades terapêuticas: antiinflamatória, antisséptica; promove a digestão, alivia gases e náusea, encoraja a menstruação, acalma a tensão nervosa e promove o sono. 

Usos da camomila: inalar o aroma do chá de camomila relaxa corpo e mente. Pesquisas demonstram que a camomila relaxa as emoções, os músculos e até mesmo as ondas cerebrais. Relaxa os altos e baixos emocionais da TPM, menopausa e a hiperatividade infantil. Também ajuda a controlar a dor de machucados, juntas enrijecidas, dores de cabeça, músculos fatigados, cólicas menstruais e digestivas, bem como a dor e inchaço de torções, e algumas reações alérgicas.
A camomila é suave o bastante para aliviar cólicas em bebês e acalmá-los para que durmam. É especialmente relaxante como óleo de massagem, ou no banho. Faça um spray ambiente de camomila diluindo quatro gotas de óleo essencial por 10 mililitros de água destilada. A camomila é adequada para a maioria dos problemas de pele, de queimaduras e eczemas a veias varicosas. É especialmente útil para condições de inchaço, inflamação ou sensibilidade.

Avisos sobre a camomila : Não irritante, mas pode causar dermatite em alguns indivíduos.

Fonte: saude.hsw


Um comentário:

  1. Lindo,lindo camomila e um santo remedio ,calmante e revigorante

    ResponderExcluir