terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Bergamota - a antidepressiva

Nome botânico: Citrus bergamia
Você já desfrutou de um chá Earl Grey?  O que o torna único é o uso do óleo essencial de bergamota, que dá sabor a muitas bebidas e doces. A fragrância profunda e cítrica da bergamota é também um componente popular em perfumes masculinos, e muito usada em aromaterapia.
Uma pequena árvore cítrica originária da Ásia tropical produz a fruta verde e arredondada cujos óleos são extraído da casca antes do amadurecimento. Embora não seja comestível ou bonita, os óleos da fruta têm um cheiro verdadeiramente maravilhoso.
O óleo de coloração esverdeada só conquistou apreço quando a árvore foi plantada em Bérgamo, Itália, no século 15. Lá a fruta passou a ser usada no tratamento de febres, malária e vermes intestinais. Ela também é cultivada nos climas tropicais da Califórnia, Flórida e Caribe.
De acordo com a lenda, Cristóvão Colombo levou a árvore ao Caribe, onde ela é usada em práticas de vodu para proteger pessoas contra o azar. Colombo pode ter tido razões pessoais para levar a bergamota na viagem. Levar a fruta seca no bolso era uma superstição que supostamente mantinha um viajante seguro em suas jornadas, e reduzia o desgaste do percurso.
Os aromaterapeutas sugerem pingar algumas gotas de bergamota  em um pedaço de pano e levá-lo no bolso ou mala. Cheirar o pano durante uma viagem pode reduzir o estresse, depressão, ansiedade ou insônia.

Principais componentes da bergamota: acetato de linalil, linalol e até 300 outros componentes, entre os quais bergapten. 

O aroma da bergamota: uma fragrância fresca, verde, limpa e refrescante, mas ligeiramente aguda e balsâmica, se comparada a outros cítricos. Ele se mistura bem a outros aromas, tornando outras fragrâncias mais suaves e ricas.

Propriedades terapêuticas da bergamota: anti-séptica, antiinflamatória, antidepresseiva, antiviral, antibiótica.

Usos da bergamota: a bergamota combate diversos vírus, entre os quais os causadores da gripe, herpes, cobreiro e catapora. Devido às suas versáteis propriedades antibióticas, também trata de infecções bacterianas no sistema urinário e diversas condições de pele, entre as quais eczemas. O melhor uso é em forma diluída, em loção ou óleo de massagem aplicado externamente sobre a área afetada.
Como desodorante natural não só oferece aroma agradável mas mata as bactérias responsáveis pelo mau cheiro. 30 gotas de óleo em uma xícara de amido de milho ou três gotas por 10 mililitros de hamamélia, comprada em farmácia, fazem um desodorante instantâneo. A bergamota, quando inalada só perde para a lavanda em sua capacidade de relaxar a mente.

Avisos sobre a bergamota: devido ao bergapten, a bergamota pode causar fotossensibilidade, com pigmentação anormal de pele em caso de uso externo por indivíduos sensíveis e expostos ao sol

Fonte: saúde.hsw

2 comentários:

  1. Adorei o post!
    Uso muito o óleo essencial de Bergamota no meu colar aromático para combater o stress do trabalho e manter-me tranquila.

    ResponderExcluir
  2. Adorei esta musica de fundo. Gostaria de saber o nome e autoria da musica. Onde posso encontrar.

    ResponderExcluir