domingo, 2 de janeiro de 2011

TPM e Aromaterapia

 A tensão pré-menstrual atinge entre 55% e 90% das mulheres na idade fértil e  a TPM incomoda não só as mulheres, mas também todos  que as rodeiam. Saber lidar com esse momento especial é usar a sabedoria feminina a favor do bem-estar geral. E os óleos essenciais são ótimos aliados para amenizar os incômodos sintomas. 
Conheça os tipos de TPM e os óleos indicados para cada uma delas:
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) existem quatro tipos de TPM (classificados de  acordo com os sintomas sofridos). 
- TPM tipo A: neste caso, prevalecem, além da ansiedade, a tensão nervosa, oscilações no humor e irritabilidade, que podem ser controladas através dos óleos essenciais de camomila, lavanda, ylang-ylang, gerânio e rosa (use-os no banho, em massagens ou no difusor). Eles acalmam os nervos, diminuem a irritabilidade e relaxam. Eviter bebidas estimulantes e tentar usar recursos para um equilíbrio interior, como meditação e yoga.
- TPB tipo C: quando a dor de cabeça, o aumento no apetite, palpitações, cansaço, tonturas ou desmaios são mais comuns durante o período que antecede a menstruação. Aqui, os óleos indicados são: alecrim e hortelã-pimenta. Pingue-os num lencinho e inale o cheiro. Se preferir, coloque uma gota de lavanda nas têmporas. No caso de aumento de apetite, inale o óleo de rosa ou bergamota. Já para palpitações, receba uma massagem com óleos de ylang-ylang e hortelã-pimenta. Contra o cansaço, use o alecrim (não é indicado para hipertensos, grávidas, epilépticos e pessoas sob tratamento homeopático) ou a sálvia-esclareia. Desmaios e tonturas são controlados com o cheiro do óleo de  hortelã-pimenta. Evite bebidas estimulantes, como café, chá-preto, chá verde, refrigerantes em geral e procure adotar uma alimentação mais integral. 
- TPM tipo D: é o tipo onde prevalece o estado depressivo, aquela sensação de “ninguém me ama, ninguém me quer”.  Pode ocorrer também esquecimento, crises de choro repentinas, confusão e insônia. É preciso refrescar os ânimos e elevar os espíritos com os óleos essenciais cítricos (laranja, bergamota, mandarina, tangerina, limão), que trazem felicidade. As flores também são sempre indicadas para estados depressivos, como jasmim, rosa e néroli (flor de laranjeira). Contra esquecimento, óleos mais estimulantes, como alecrim, tea-tree, limão e cardamomo (este um poderoso afrodisíaco). Para crises de choro e confusão, nada melhor que a lavanda e o gerânio para dar um equilíbrio. E, como sempre, a lavanda para a insônia, podendo alternar com bergamota, camomila e manjerona. Banhos são sempre renovadores e no ambiente são suaves e eficazes. Mas bons mesmos são os difusores pessoais, realizando verdadeiro tratamento de choque para estados emocionais abalados.
- TPM tipo H: por razões também hormonais, algumas mulheres têm maior propensão a reter líquido na TPM. Neste caso, os óleos para aumento de peso são funcho doce, limão e mandarina. Para inchaço nas extremidades, cipreste limão e lavanda; Para dor nos seios, compressas com gerânio e para inchaço abdominal, camomila, lavanda e cipreste. São recomendados além de banhos, drenagens linfáticas e óleos corporais pós banho com estes óleos essenciais. Evite ingerir alimentos muito salgados e bebidas alcoólicas.

Fonte: Beatriz Yoshimura

Nenhum comentário:

Postar um comentário