domingo, 2 de janeiro de 2011

Massagem Oriental x Ocidental


A massagem oriental desenvolveu-se principalmente na civilização ancestral da China, e é uma das vertentes da Tradicional Medicina Chinesa (desde 2.800 a.C.), que por sua vez é uma das práticas do Taoísmo, que tem conceitos escritos desde 5.500 a.C.

Com toques e manipulações sobre trajetos (meridianos) e pontos específicos, busca-se a regulação da energia através da regulação das forças YIN/YANG no organismo, promovendo um efeito fortalecedor das suas defesas naturais.
Nas várias regiões da China e posteriormente do Japão foram desenvolvidas particularidades técnicas dentro da estrutura da massagem oriental, as mais difundidas no ocidente são o An-Mo, Tui-Na, Shiatsu e o Do-In.

A massagem ocidental já era praticada pelos egípcios e persas, e posteriormente pelos gregos e romanos, principalmente na área de preparação desportiva e tratamentos físicos.
Mas foi no final do século XIX que o Dr. Henry Pahr Ling introduziu a massagem como recurso terapêutico na comunidade médica, o que definiu-se nos tempos atuais como massagem ocidental ou massagem sueca.
Os princípios básicos são: a reabilitação dos sistemas ósseo, articular e muscular e a estimulação dos sistemas circulatório e linfático.
A partir desses princípios, no século XX, houve um aprimoramento de técnicas, desenvolvendo o conceito de reorganização das estruturas físicas e a sua relação com o aspecto psíquico. Tecnicamente foram valorizados o toque no tecido conjuntivo, a atuação no sistema nervoso (relaxamento) e a consciência do corpo e movimento.


A massagem sueca é um estilo de massagem desenvolvido na Suécia por Per Henrik Ling, no século XIX.
Ling era ginasta e esgrimista. Pesquisou estilos de massagens antigas, como a dos romanos e dos chineses e estudou a relação tipo de manobra versus velocidade e intensidade da mesma e qual o efeito no organismo humano. A massagem no Ocidente, muito popular na Grécia e na Roma antiga, foi praticamente banida na idade média, devido a dogmas religiosos, que viam toda forma de atividade corporal, como algo pecaminoso. Esse fato não ocorreu no Oriente, por isso na época de Per Henrik Lin, os chineses ainda preservavam suas técnicas avançadas de terapias corporais, como o Anmá e o Tuiná.
Seu estilo ficou conhecido em toda a Europa e estudantes de vários países aprenderam sua técnica e a disseminaram no Ocidente.

No Brasil, a massagem sueca também ficou conhecida como "massagem clássica".
 

Um comentário:

  1. Olá Obrigada pelo seu resumo sobre a diferença entre as técnicas ! Sou estudante de massoterapia.

    ResponderExcluir