terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Alecrim - o estimulante e indicado para queda de cabelo

Nome botânico: Rosmarinus officinalis
Os antigos acreditavam que o alecrim reforçava a memória. A fumaça era inalada como proteção contra a tontura e a fraqueza mental, a erva era queimada em escolas e universidades a fim de inspirar os estudantes. Pesquisadores japoneses descobriram indícios preliminares de que o alecrim de fato melhora a memória. O alecrim era queimado pelos pobres em lugar do incenso de olíbano; o velho nome francês do produto, incensier, veio da célebre história do alecrim como incenso de igreja.
Até o século 20, as fragrantes folhas eram queimadas em hospitais franceses, com junípero, para purificar o ar. O alecrim também deixou sua marca nos primeiros cosméticos; era o principal ingrediente da famosa "Água de Hungria", do século 14, que continua à venda ainda hoje. Essa planta mediterrânea de flores azuis pequenas e pálidas que florescem no final do inverno adora crescer à beira-mar - seu nome, rosmarinus, significa "orvalho do mar". Ela é cultivada em todo o mundo para aromaterapia e outros usos, ainda que França, Espanha e Tunísia sejam as maiores produtoras de seu óleo essencial.

Principais componentes do alecrim: borneol, canfene, cânforas, cineol, verbenone, pinenes, limonene, linalol, terpineol e outros.

O aroma do alecrim: um odor herbáceo, boscoso, aguçado e com tons de cânfora.

Propriedades terapêuticas do alecrim: anti-séptico, adstringente, antioxidante; alivia dores musculares e reumáticas, relaxa os nervos, melhora a digestão e o apetite, torna o suor mais intenso.

Usos do alecrim: como ingrediente de óleo de massagem, compressa ou banhos, o óleo essencial é excelente para melhorar a má circulação e aliviar dores reumáticas e musculares. É especialmente penetrante quando usado em forma de linimento. É muito anti-séptico, de modo que inalar o óleo essencial ou acrescê-lo a um bálsamo para esfregação no peito e garganta alivia dores de garganta e congestão pulmonar. É estimulante para o sistema nervoso e aumenta a energia. Cosmeticamente, encoraja a pele seca e madura a produzir mais óleos naturais. Também ajuda a eliminar feridas causadas pelo câncer. Adicionado a um xampu, é um remédio tradicional para caspa e queda de cabelo.

Alertas sobre o alecrim: pode ser estimulante demais e causar alta da pressão arterial. Não usar na gravidez, em epilético e no uso simultâneo com homeopatia.

Fonte: saúde.hsw

Um comentário:

  1. Oi André...
    Pesquisando imagens no google sobre Alecrim, cheguei até aqui.
    Fiquei maravilhada com o seu blof e mais ainda com tudo que aprendi sobre o alecrim, agora já sei porque gosto tanto do aroma..
    Obrigada
    Levei junto com a sua imagem e link do blog tá?
    parabéns pelo blog
    Debby :)

    ResponderExcluir